Seja bem vindo
Santa Rosa,26/04/2024

  • A +
  • A -

Ex-embaixador Sérgio Amaral morre aos 79 anos em São Paulo

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Ex-embaixador Sérgio Amaral morre aos 79 anos em São Paulo
Publicidade

Morreu nesta quinta-feira (13), em São Paulo, o ex-embaixador brasileiro e ex-ministro da Indústria e Comércio, Sérgio Amaral, aos 79 anos. A informação foi confirmada pela família nas redes sociais nesta sexta-feira (14).



De acordo com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), do qual ele foi conselheiro, Amaral foi embaixador em Londres (1999-2001), Paris (2003-2005) e Washington (2016-2019). Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e fez pós-graduação em Ciência Política pela Universidade Paris-Sorbonne. O diplomata foi também professor de Relações Internacionais na Universidade de Brasília.



Ocupou, ao longo da carreira, diferentes cargos públicos, como o de Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Secretário de Comunicação e Porta-Voz do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi também Ministro da Indústria e do Comércio (2016-2019) e Presidente dos Conselhos da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



Manifestações



O vice-presidente Geraldo Alckmin disse, pelas redes sociais, que recebeu com “profundo pesar” a notícia da morte de Sérgio Amaral. Ao destacar o currículo de Amaral, apontou que ele deixou “uma imensa contribuição para a diplomacia e o serviço público brasileiros”.



Em nota, o Ministério das Relações Exteriores lamentou a morte do ex-embaixador e classificou a carreira dele como “brilhante”. “O Ministro Mauro Vieira, em nome de toda a Casa, estende suas condolências e expressa seu reconhecimento por uma trajetória de relevantes serviços prestados ao Ministério das Relações Exteriores e ao Brasil”, diz o texto.



Matéria atualizada às 12h48 para acréscimo de informação.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha