Seja bem vindo
Santa Rosa,26/04/2024

  • A +
  • A -

Declaração de cúpula diz que "futuro da Ucrânia está na Otan"

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Declaração de cúpula diz que "futuro da Ucrânia está na Otan"
Publicidade


Logo Agência Brasil

Os líderes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) concordaram em uma cúpula em Vilnius, na Lituânia, que o futuro da Ucrânia está dentro da aliança militar, mas não concederam a Kiev um convite ou cronograma de adesão que o país buscava.

Ao mesmo tempo, a Otan eliminou a exigência de que a Ucrânia cumpra o chamado Plano de Ação de Adesão (Map), removendo efetivamente um obstáculo no caminho de Kiev para a aliança.



Plano de Ação



Notícias relacionadas:

"O futuro da Ucrânia está na Otan", disse uma declaração aceita pelos líderes nesta terça-feira (11), acrescentando que a integração euro-atlântica de Kiev ultrapassou a necessidade de um Plano de Ação para a Adesão.

"Estaremos em posição de estender um convite à Ucrânia para se juntar à aliança quando os aliados concordarem e as condições forem atendidas", disse a declaração.



Embora os líderes não tenham especificado as condições que a Ucrânia precisa cumprir, eles disseram que a aliança ajudará Kiev a progredir na interoperabilidade militar, bem como em reformas adicionais do setor democrático e de segurança.



*É proibida a reprodução deste conteúdo



 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha