Seja bem vindo
Santa Rosa,23/07/2024

  • A +
  • A -

Javier Milei é eleito presidente da Argentina

Economista venceu Sergio Massa no 2º turno e tomará posse em dezembro para 4 anos de mandato

Fonte: G1
Javier Milei é eleito presidente da Argentina
Publicidade

Javier Milei foi eleito presidente da Argentina na eleição disputada neste domingo (19). O candidato Sergio Massa, em discurso, admitiu a derrota e já ligou para Milei, parabenizando pela vitória. O candidato derrotado afirmou ainda que o presidente Alberto Fernández irá implementar mecanismos de “transição” nos próximos dias.

Aos 52 anos, Milei será o 52º presidente do país e terá que enfrentar a pior crise econômica em décadas, com a maior inflação em mais de 30 anos, dois quintos da população vivendo na pobreza e forte desvalorização cambial. Desafios agravados por uma dívida externa bilionária e pela falta de reservas internacionais.

Economista de formação, Milei se promove como um nome de fora da política tradicional que diz querer combater o que chama de "casta política" da Argentina.

Antes de se aproximar da política, ele atuou no setor privado, trabalhando em banco e em uma empresa que administrava aposentadorias e pensões. Também chegou a atuar como economista-chefe da Fundação Acordar, ligada ao peronista e ex-candidato à Presidência Daniel Scioli.

Professor universitário, Milei só se tornou mais conhecido do público argentino ao passar a ser convidado para falar em programas de rádio e, especialmente, TV.

Em 2021, com um discurso inflamado "contra tudo e contra todos", venceu sua primeira eleição para o cargo de deputado federal por seu partido A Liberdade Avança, fundado no mesmo ano.

Costuma ser comparado por analistas políticos ao ex-presidente americano Donald Trump e ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha