Seja bem vindo
Santa Rosa,26/04/2024

  • A +
  • A -

Com cheia de rios, centenas de pessoas estão fora de casa na fronteira e no sul do Estado

Fonte: Gaucha ZH
Com cheia de rios, centenas de pessoas estão fora de casa na fronteira e no sul do Estado
Publicidade

Famílias também tiveram de deixar suas residências no município de Rio Pardo após nível do Jacuí ultrapassar os 7m


Subiu o número de pessoas que estão fora de casa nesta terça-feira (12) na Fronteira Oeste e no sul do Rio Grande do Sul, em decorrência da cheia dos rios da região, chegando a cerca de 800. Em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, famílias também tiveram de deixar suas residências.

Na fronteira, eram quase 600 moradores afetados nesta terça. Na manhã de segunda, eram 342. De acordo com a Defesa Civil, o município mais atingido era Alegrete, onde 231 pessoas estavam fora de casa, sendo 66 em abrigos. Na medição da tarde, o Rio Ibirapuitã estava em 10m73cm — acima da cota de inundação, que é de 9m70cm.


Em São Borja, conforme atualização desta terça-feira, 52 pessoas tiveram de deixar suas moradias e 23 foram abrigadas no Ginásio do Passo. O Rio Uruguai estava medindo 10m17cm, também acima da cota de inundação.


Em Uruguaiana, 73 pessoas tiveram de sair de suas residências. Nesse ponto, o Rio Uruguai media 9m4cm nesta tarde, onde a cota de inundação é de 8m50cm.

Na cidade de Dom Pedrito, 30 pessoas estavam fora de casa, de acordo com atualização desta terça, sendo sete abrigadas na Escola Ada Seabra. O Rio Santa Maria, que passa pela cidade, está alto, mas ainda abaixo da cota de inundação.

Em Rosário do Sul, município também banhado pelo Rio Santa Maria, 178 pessoas estavam fora de casa. A maioria foi abrigada no ginásio Ervilhão. A última medição, realizada às 16h, aponta que o rio media 6m68cm, ultrapassando a cota de inundação na cidade, de 6m50cm.

Em Cacequi, 15 pessoas ficaram desabrigadas por causa do transbordo do rio que dá nome à cidade. Em Itaqui, apesar de o Rio Uruguai estar acima da cota de inundação, não havia pessoas fora de casa, conforme a Defesa Civil.


Região Sul
No sul do RS, pelo menos 217 pessoas precisaram sair de suas residências por causa da chuva entre a noite de segunda-feira (11) e a madrugada desta terça (12). Conforme levantamento da Defesa Civil da região, somente em Rio Grande, 67 pessoas ficaram desabrigadas. Cerrito, município vizinho, tinha 60 desabrigados. As duas eram as cidades mais afetadas na região até a última atualização.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Grande, Rudimar Machado, o volume da água preocupa, principalmente, nas áreas ribeirinhas. O nível subiu na Lagoa dos Patos e também afeta regiões próximas, como o Arroio das Cabeças, a Ilha da Torotama e a Boca da Barra.

Em Pedro Osório, 50 pessoas ficaram desabrigadas, enquanto em Arroio Grande eram aproximadamente 40.

Nos abrigos, as famílias recebem alimentos, roupas e cobertores, além de atendimentos psicossociais. Segundo as defesas civis de Pelotas e Jaguarão, até esta terça-feira, não havia desabrigados ou desalojados nestes municípios. Em Jaguarão, 35 famílias chegaram a sair de casa ao longo do fim de semana, por causa da chuva, mas já retornaram.

Vale do Rio Pardo
Nesta terça-feira (12), o nível do Rio Jacuí, em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, chegou aos 15m34cm, e mais de 20 pessoas foram retiradas das residências pela Defesa Civil do município. De acordo com a coordenadora do órgão, Andreia Moreira, o leito normal do rio é de 7m.

Segundo Andreia, o Jacuí está subindo muito rápido e já invadiu o acesso principal ao Balneário Porto Ferreira. No local, muitas famílias se anteciparam e saíram das casas antes que pudessem ter os imóveis invadidos pela água. Mesmo assim, moradores de dois pontos do município precisaram ser removidos.

— A Defesa Civil de Rio Pardo fez até o momento a retirada de 27 pessoas na Travessa do Camargo e no Porto Ferreira. Estamos fazendo o monitoramento do nível do rio, que hoje (terça) está em 15m — detalha Andreia.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil, das 27 pessoas, sete ficaram desabrigadas e seriam encaminhadas ao ginásio Paulo César de Castro. As demais foram para residências de familiares. O nível do Rio Jacuí na montante da barragem de Dom Marco, localizada em Rio Pardo, já atingiu 17m44cm. De acordo com o órgão, o rio não sobe tanto desde 2015, quando atingiu 18m.

Alertas em vigor
O monitoramento dos rios, feito pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), mostra que grandes volumes de chuva atingiram a Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul. No boletim das 10h, os rios Uruguai, Ibirapuitã e Santa Maria apresentavam elevação.

O alerta da Defesa Civil para alagamentos, cheias em arroios e inundações gradativas em rios dessas três regiões segue até as 18h desta terça-feira (12). No caso do Rio Ibirapuitã, em Alegrete, e do Rio Santa Maria, em Rosário do Sul, o alerta de inundação se mantém até as 8h de quarta-feira.

Os rios Ibicuí, Jacuí, Sinos e Gravataí estão acima da cota de alerta, sendo o Ibicuí e Jacuí em elevação.

Já os rios Taquari e Caí estão abaixo da cota de atenção, apresentando rápido declínio, segundo a Sema. Em São Sebastião do Caí, 192 pessoas retornaram para casa na manhã desta terça.






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha