Seja bem vindo
Santa Rosa,29/04/2024

  • A +
  • A -

Batalhão ambiental faz buscas por sucuris avistadas no noroeste gaúcho

Operação começou no domingo (14) nas águas do Rio Ijuí

Fonte: GZH / GÜNTHER SCHÖLER
Batalhão ambiental faz buscas por sucuris avistadas no noroeste gaúcho Divulgação / Parque zoológico
Publicidade

Três sucuris se tornaram alvo de buscas do Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) em  Roque Gonzales, no noroeste gaúcho. Equipes policiais e da Defesa Civil verificaram a área alagada da Usina Hidrelétrica Passo São João, leito do Rio Ijuí, na segunda-feira (15).

As buscas começaram no domingo (14), quando um morador de Santo Ângelo informou a Defesa Civil ter visto três sucuris no local. A Brigada Militar foi acionada para auxiliar na operação. 

Depois de dois dias de trabalho nas águas do Rio Ijuí, os agentes não identificaram a presença destes animais ou indícios de que pudessem ter circulado na água ou nas margens do lago. No entanto, a orientação é que pessoas que vivem perto do rio tenham cautela com embarcações no local e circular nas margens. 

O Brasil é berço de três espécies desses animais: sucuri-malhada (Eunectes deschauenseii), sucuri-amarela (Eunectes notaeus) e sucuri-verde (Eunectes murinus). Todas vivem no norte do país, nos biomas pantanal, cerrado e em parte da Mata Atlântica. Conforme o BABM, é provável que a presença no RS tenha a ver com o tráfico de animais. 

Essas cobras podem chegar a sete metros de comprimento e têm hábitos semi-aquáticos, o que significa que ficam a maior parte do tempo na água, em margens de lagos e rios, onde é comum que façam "emboscadas" às suas vítimas. Não são peçonhentas, mas usam a força para se enrolar ao redor da vítimas e matá-las por asfixia. 

Por isso, o Batalhão Ambiental solicitou que moradores acionem as autoridades caso avistem esses animais. Se os répteis forem encontrados serão apenas monitorados, tendo em vista que são animais silvestres e devem permanecer em seu habitat natural — neste caso, em rios e áreas alagadas. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha