Seja bem vindo
Santa Rosa,29/04/2024

  • A +
  • A -

Secretaria de Agricultura realiza vacinação gratuita contra Brucelose


Secretaria de Agricultura realiza vacinação gratuita contra Brucelose
Publicidade

Para auxiliar os produtores rurais do município e contribuir com a saúde animal, a Prefeitura de Santa Rosa por meio da Secretaria de Agricultura informa que está sendo realizada a vacinação contra a Brucelose. A imunização tem como objetivo auxiliar os produtores na proteção dos rebanhos, deixando em dia a vacinação junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

A equipe da Secretaria de Agricultura é responsável pela vacinação no município. A imunização contra a Brucelose é realizada em fêmeas bovinas e bubalinas de 03 a 08 meses, de forma gratuita, para os pecuaristas de Santa Rosa. O médico veterinário, Thiago Nicanor de Deus, destaca a importância de realizar a vacina, “Brucelose não tem cura nos animais e a principal forma de evitar a contaminação é por meio da vacinação. Causada por uma bactéria que acomete, principalmente, bovinos e bubalinos, com caráter zoonótico, a doença pode também ser transmitida para o homem, por isso é fundamental realizar a vacinação”.

Thiago ainda alerta que as fêmeas contaminadas com a doença podem ter retenção placentária, repetições de cio, queda de produção de leite, nascimentos prematuros e aborto no terço final da gestação. Já nos machos, pode ocorrer inflamação dos testículos, infertilidade permanente ou temporária e morte de bezerros no nascimento.

Os produtores rurais que tenham terneiras entre 03 a 08 meses e queiram realizar a imunização devem procurar a Secretaria de Agricultura e realizar o agendamento. Durante o ano de 2023, foram vacinadas 800 terneiras no município.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha