Seja bem vindo
Santa Rosa,14/04/2024

  • A +
  • A -

Número de homens que morrem em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul é quatro vezes maior que o de mulheres

Total de vítimas nas estradas gaúchas caiu 8% em 2023 na comparação com o ano anterior

Fonte: GZH
Número de homens que morrem em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul é quatro vezes maior que o de mulheres Reprodução internet
Publicidade

Homens representaram 79% das vítimas de trânsito no Rio Grande do Sul em 2023. No total, entre todas as idades, o Estado teve 1.572 vítimas de acidentes de trânsito, uma redução de 8% em relação a 2022, quando foram 1.707 registros. Os dados fazem parte do balanço de acidentalidade divulgado pelo Detran-RS na quinta-feira (22). 

A tendência de maior número de mortes do sexo masculino se mantém desde 2007, quando iniciou a série histórica de dados do Detran-RS. Das 1.572 vítimas fatais no ano passado, 1.232 foram homens.

Os números englobam vítimas fatais em rodovias e vias municipais, e consideram pessoas que morreram no momento do acidente e feridos que perderam a vida em até 30 dias após o ocorrido, conforme metodologia da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Os dados também apontam redução maior de óbitos no trânsito em municípios que recebem ações da Balada Segura. Nas 40 cidades com as operações, a redução foi de 14,5% em relação a 2022, enquanto nas demais a queda foi de 3,4%. Se considerado apenas o período da madrugada, a redução da mortalidade do trânsito nos municípios da Balada Segura é de 33%, contra apenas 5% nas demais. 

Também cresceu em 64% o uso de abordagens por agentes de trânsito com a utilização de um etilômetro passivo. O equipamento capta a presença de álcool no ar sem que haja a necessidade de o motorista sair do carro. Caso seja detectado, o condutor é convidado a realizar o teste convencional, com sopro no bocal. 

Conforme o governo do Estado, a redução das fatalidades no trânsito é reflexo da promoção de campanhas de conscientização e o reforço da fiscalização por meio do programa Balada Segura. O orçamento para essas campanhas terá valor duplicado em 2024.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha