Seja bem vindo
Santa Rosa,29/03/2024

  • A +
  • A -

Por telefone, Lula convida primeiro-ministro da Noruega para participar da Cúpula da Amazônia

Fonte: g1.globo.com
Por telefone, Lula convida primeiro-ministro da Noruega para participar da Cúpula da Amazônia
Publicidade

Evento idealizado pelo presidente brasileiro será realizado em agosto. Noruega é a principal doadora do Fundo Amazônia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta terça-feira (11) com o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, e o convidou para participar da Cúpula da Amazônia, que será realizada nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém. A Noruega é a principal doadora do Fundo Amazônia.
A ligação entre os dois durou cerca de 45 minutos. Em comunicado, o Planalto informou que Lula agradeceu a contribuição do país europeu para o fundo.
Interlocutores da política internacional do presidente Lula destacaram que, logo no início da ligação, o primeiro-ministro disse a Lula que o mundo vive "tempos muito difíceis", mas que teve na eleição presidencial brasileira "uma notícia muito boa".
Initial plugin text
LEIA TAMBÉM:
Após Lula reativar Fundo Amazônia, Noruega diz que R$ 3 bilhões já podem ser investidos
Logo após a eleição do presidente Lula, a Noruega informou que voltaria a contribuir para o fundo. Este ano, o ministro do meio ambiente norueguês, Espen Barth Eide, informou em visita ao Brasil que as contribuições continuariam ocorrendo a partir dos resultados brasileiros de redução do desmatamento.
Ainda segundo o comunicado, o primeiro-ministro norueguês parabenizou Lula por sua eleição. Também salientou o aumento dos investimentos noruegueses no Brasil, em particular na área da sustentabilidade, e exaltou a relevância da Cúpula da Amazônia", informa a nota.
O governo brasileiro falou sobre "a abertura prevista de oportunidades de investimentos em energias renováveis, reforçando a limpeza da matriz energética brasileira e preparando o caminho para propostas concretas a serem apresentadas na COP 30, em Belém".




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha