Seja bem vindo
Santa Rosa,25/04/2024

  • A +
  • A -

Passaporte para o Futuro Unijuí

Oportunidade de vivências para o desenvolvimento de alunos do Ensino Médio


Passaporte para o Futuro Unijuí
Publicidade

Criado para potencializar as experiências vividas pelos alunos do Ensino Médio, auxiliando no processo de escolha pelo curso de graduação e profissional, a Unijuí está com um projeto personalizado para cada fase vivida por esses estudantes ao longo do seu processo formativo. Denominado Passaporte para o Futuro, o projeto foi criado em 2022 e implementado em outubro do mesmo ano, voltado à proporcionar vivências do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio, na tentativa de sensibilizar os alunos sobre o caminho trilhado por eles e o planejamento para o seu futuro.

A coordenadora do Núcleo de Captação e Prospecção Estudantil, Vivian Strochein, explica que o programa foi pensado a partir de três modelos de vivências práticas, em que os profissionais da Universidade visitam a escola para a realização das sensibilizações junto com os grupos. Para o 1º ano do Ensino Médio é ofertada a vivência “Projeto de Vida e Carreira”; para o 2º ano a vivência “Escolha Profissional” e ainda a possibilidade de participar da “Trilha das Profissões”, onde a escolha vêm até a Universidade para conhecer os cursos a partir de uma trilha das áreas do conhecimento, conforme escolha da escola; já para o 3º ano, é oferecida a vivência “Acabou o Ensino Médio e Agora” e “Me preparando para o Enem”.

“Além disso, os alunos do 3º ano podem participar de outras atividades com a Universidade, como o ‘Universitário por 1 dia’ - onde o estudante pode participar de uma aula da graduação. Há também a possibilidade de participar do ‘Profissional do Futuro’, no mês de maio; do ‘Maratona Unijuí’ - que é um desafio de inovação entre os alunos, onde eles vão solucionar problemas a partir do tema proposto pela Universidade. Já, nos meses de setembro e outubro, oferecemos a possibilidade de os alunos do Ensino Médio participarem do ‘Com o Pé no Futuro’ - que é realizado em parceria com os cursos pré-vestibulares e onde são ministrados aulões preparatórios para o Enem”, explica Vivian.

Hoje, qualquer uma das escolas de Ensino Médio da região Noroeste Missões pode participar do Passaporte para o futuro. Basta se inscrever no site www.unijui.edu.br/passaporte e escolher a atividade que deseja realizar em sua escola. 

“Entendemos que, com este projeto, podemos auxiliar as escolas na formação do sujeito a partir de técnicas de aprendizagem e de escolhas. Para os alunos, no momento em que param para refletir sobre o futuro, carreira e suas fragilidades e competências, entendemos que esse é um momento especial para que consigam ter uma visão mais clara do seu futuro, tendo a oportunidade ainda de saber todas as facilidades que a própria Universidade oferece para inserção destes no Ensino Superior”, finaliza a coordenadora.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha