Seja bem vindo
Santa Rosa,23/07/2024

  • A +
  • A -

Batalhão ambiental flagra mais de 83 mil metros quadrados de desmatamento no noroeste do RS

Ocorrências foram registradas no último fim de semana em Ajuricaba, Entre-Ijuís, Campo Novo, Santo Augusto e Porto Lucena. Em nenhum caso havia licença para o manejo da vegetação

Fonte: GZH
Batalhão ambiental flagra mais de 83 mil metros quadrados de desmatamento no noroeste do RS 3° BABM / Divulgação
Publicidade

Cerca de 83,3 mil metros quadrados de Mata Atlântica foram desmatados na Região Noroeste. Os flagrantes foram feitos em cinco município pelo 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM): Ajuricaba, Entre-Ijuís, Campo Novo, Santo Augusto e Porto Lucena.

Somando os registros, a área de vegetação nativa destruída equivale a oito campos de futebol oficiais. O desmatamento florestal e uso irregular do solo causam diversos impactos ao meio ambiente, prejudicando a biodiversidade e acelerando as mudanças climáticas.

O flagrante mais recente foi no último domingo (7), em Ajuricaba, município de 6,7 mil habitantes do noroeste. Mais de 33,3 mil metros quadrados de vegetação nativa foram encontrados destruídos em uma mesma propriedade do interior.

Durante a inspeção, os policiais militares constataram que o desmatamento atingiu espécies do bioma Mata Atlântica. O proprietário da área foi identificado, não possuía licença para a intervenção e responderá por crime ambiental.

Já os outros 50 mil metros quadrados de desmatamento foram flagrados no fim da tarde de sexta-feira (5), durante a Operação Força Verde. A equipe registrou cinco crimes contra a flora em Entre-Ijuís, Campo Novo, Santo Augusto e Porto Lucena, todos atingindo áreas de Mata Atlântica e sem licença dos órgãos competentes.

Os proprietários foram identificados e informaram não possuir licença ambiental para realizar as intervenções nas áreas. Conforme a lei n° 9.605/1998, a pena para crime contra a flora varia desde multa até detenção, de um a três anos.

Desde 2019, cerca de 23 hectares de mata nativa foram derrubados nas cinco cidades do noroeste, de acordo com a Plataforma MapBiomas. O desmatamento atingiu áreas de Mata Atlântica e também do bioma Pampa.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha