Seja bem vindo
Santa Rosa,23/07/2024

  • A +
  • A -

Travessias de balsas na fronteira com a Argentina são suspensas por causa da cheia do Rio Uruguai

Em Porto Mauá, Porto Vera Cruz e Tiradentes do Sul o transporte para o país vizinho está interrompido desde segunda-feira (8). De acordo com a Defesa Civil, o aumento no nível do rio acontece em decorrência das chuvas em Santa Catarina

Fonte: GZH
Travessias de balsas na fronteira com a Argentina são suspensas por causa da cheia do Rio Uruguai Defesa Civil / Divulgação
Publicidade

A travessia de balsa do Rio Grande do Sul para o lado Argentino está suspenso em três cidades da região noroeste do RS desde segunda-feira (8). De acordo com a Defesa Civil, o transporte não está acontecendo em Porto Mauá, Porto Vera Cruz e Tiradentes do Sul, por causa do aumento no nível do rio em Itapiranga, Santa Catarina.

A cheia do Rio Uruguai é observada na cidade catarinense de Itapiranga, que faz divisa com o Rio Grande do Sul e foi atingida por fortes chuvas nos últimos dias. Isso, segundo a Defesa Civil, causou o aumento do nível também no RS. A expectativa é que o rio estabilize a partir da tarde desta quarta-feira (10) e só então comece a baixar, já que em Santa Catarina o nível está estável.

Em Porto Mauá, o Rio Uruguai está com 8,9 metros, ou seja, 90 centímetros acima da cota de atenção que é de 8 metros. Conforme a Defesa Civil, o rio segue crescendo seis centímetros por hora. A previsão é que alcance 9,5 metros ainda nesta terça-feira (9), com isso entraria na cota de alerta, podendo gerar transtornos, como alagamentos nas ruas da orla.

A travessia para o lado argentino só pode ser retomada quando o nível estiver novamente em 8 metros, mas ainda não há previsão para isso acontecer.

Em Porto Vera Cruz, o Rio Uruguai também passou da cota de atenção e a travessia está suspensa desde segunda-feira (8). Na manhã desta terça, a medição foi de 7,7 metros, mais de três metros acima do normal. Conforme a prefeitura, não há previsão para que o serviço seja retomado.  

Já em Tiradentes do Sul, o nível do rio marcou 9,29 metros acima do normal nesta terça-feira (9). O serviço é interrompido quando a água alcança 8 metros. Também não há previsão para a retomada da travessia.

Em Porto Xavier, o transporte funcionou normalmente nesta terça-feira (9), mas pode ser interrompido nas próximas horas.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha