Seja bem vindo
Santa Rosa,19/04/2024

  • A +
  • A -

Guia para entender e se preparar para a onda de calor extremo

Veja em perguntas e respostas elaboradas pela MetSul Meteorologia o que de mais importante você precisa saber sobre a onda de calor

Fonte: METSUL
Guia para entender e se preparar para a onda de calor extremo CARL DE SOUZA/AFP/METSUL METEOROLOGIA
Publicidade

Uma poderosa e histórica onda de calor marcará os próximos dias com temperaturas extremas em muitos estados brasileiros e calor que poderá ser recorde em diferentes cidades. Máximas acima de 40ºC são esperadas em diversos estados e podem atingir patamares extremos de 43ºC a 45ºC em alguns pontos. A fim de proporcionar ao público uma melhor compreensão deste evento extremo, a MetSul Meteorologia preparou um guia com perguntas e respostas.

Quais estados do Brasil devem ser mais afetados? A tendência é que o pior do calor ocorra no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, Goiás, Triângulo Mineiro e no Tocantins, mas o calor extremo não vai se imitar a estes estados ou a estas áreas.

Em quais estados a temperatura pode passar de 40ºC? A temperatura deve superar os 40ºC em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Piauí. Não são afastadas marcas acima de 40ºC em pontos do Oeste da Bahia, Maranhã e do Sul do Pará. No Rio de Janeiro, estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia podem não registrar 40ºC, mas outras redes de estações podem apontar.

Quanto tempo vai durar a onda de calor? O episódio de temperatura excessivamente alta já teve início e a tendência é que o Centro do Brasil siga com calor extremo até o final de setembro e o começo de outubro. O calor muito intenso vai ceder em algumas áreas já no começo da semana que vem, mas em outras deve persistir ao longo da próxima semana.

Quando serão os piores dias de calor? Pela enormidade do Brasil e em se tratando de evento que atingirá muitos estados, o pico do calor vai variar de um ponto para outro. No geral, a MetSul projeta que o pior do calor ocorra entre o final desta semana e a próxima segunda com máximo de calor em muitas áreas no sábado e no domingo.

Sublinha-se que em pontos isolados do Centro-Oeste e da Região Sudeste os modelos numéricos chegam a projetar marcas ainda mais altas como 43ºC a 45ºC no final desta semana e durante o próximo fim de semana, em particular no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo.

Sul do Brasil será atingido? Grande parte do Sul do Brasil escapará do calor mais extremo. O Leste e o Nordeste catarinense devem ter temperatura muito alta, como já no dia de hoje e com maior intensidade no próximo fim de semana, mas o calor mais forte vai se concentrar na Metade Norte do Paraná, onde em cidades próximas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo devem ser esperadas máximas perto e acima de 40ºC.

Na capital Curitiba, o pior do calor ocorre entre sexta e segunda com máximas que podem atingir até 33ºC ou 34ºC na cidade, o que é muito para os padrões locais. Porto Alegre e a maior parte do Rio Grande do Sul terão chuva frequente nos próximos dias, evitando sequência de dias de calor excessivo.

E o Nordeste do Brasil? Cidades mais perto da costa no Leste da região, o que inclui a maioria das capitais do Nordeste, devem escapar da onda de calor extremo. São os casos de Salvador, Recife, Maceió, João Pessoa, Natal e Aracajú que seguirão com o calor que já tradicionalmente faz.

O pior do calor deve se concentrar em áreas mais ao interior do Nordeste, como no Oeste da Bahia. Espera-se calor muito intenso ainda em partes do Maranhão e do Piauí. Assim, no Nordeste, quando mais para o interior do Brasil maior será o calor.

Como será em São Paulo? Todas as regiões de São Paulo devem sofrer com calor excessivo, ou seja, o litoral, a capital e o interior. O pior do calor no estado paulista deve se dar em cidades do Oeste, do Centro e do Norte com marcas que vão passar dos 40ºC entre o final desta semana e o começo da próxima.

Máximas tão altas quanto 41ºC a 43ºC são possíveis, não se descartando registros superiores. Na capital, o calor será persistente nos próximos dias, mas não extremo. Na cidade de São Paulo, o domingo (24) pode ser o dia de calor mais intenso e com potencial de marcas históricas, não se descartando a quebra de recordes.

O que vai causar o calor extremo? A onda de calor com marcas extremas será consequência de uma bolha, cúpula ou domo de calor (heat dome em Inglês) que vai se instalar entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil com ar extremamente quente.

Uma cúpula de calor ocorre quando uma região persistente de alta pressão retém o calor sobre uma área. A cúpula de calor pode se estender por vários estados e durar dias ou semanas, deixando as pessoas, as colheitas e os animais sofrendo com o ar quente e estagnado que pode parecer um “forno”.

Quais os riscos de calor tão extremo como deve ocorrer? Calor é um grave risco para a saúde. Idosos e enfermos são os grupos de maior risco, mas mesmo pessoas jovens e saúdáveis podem sofrer golpes de calor fatais se praticarem esforço físico demasiado sob temperatura extrema. O calor, mostram estatísticas nos Estados Unidos, mata mais que tornados, furacões e temporais severos.

Como devo me proteger? A primeira e mais importante dica é ingerir grande quantidade de líquidos, como água e sucos naturais. Manter-se hidratado ajuda o corpo a suar e manter uma temperatura corporal normal. Igualmente importante é usar roupas folgadas, claras e leves. Caminhar na rua com uma sombrinha também ajuda e, preferivelmente, com protetor solar.

O ar-condicionado não é item disponível a todos na população, assim que nas horas mais quentes do dia frequentar locais públicos climatizados. Jamais deixar crianças ou bebês em carros nestes dias de calor extremos para evitar acidentes potencialmente fatais.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha