Seja bem vindo
Santa Rosa,19/04/2024

  • A +
  • A -

Santa Rosa é a primeira cidade do RS a realizar mapeamento urbano com Inteligência Artificial


Santa Rosa é a primeira cidade do RS a realizar mapeamento urbano com Inteligência Artificial
Publicidade

O Governo Municipal deu mais um importante passo para promover o desenvolvimento do município. A Prefeitura contratou um serviço de mapeamento do espaço urbano por meio de Inteligência Artificial - IA. Santa Rosa é a primeira cidade do Rio Grande do Sul a utilizar esta tecnologia, que já foi experimentada em outras regiões do país e mostrou importantes resultados para melhorar a qualidade de vida da população. O estudo é realizado através de um veículo equipado com câmera de alta resolução, sensores especiais e IA. O objetivo é fazer o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção de 100% das vidas do município, como: buracos em ruas e avenidas, falta de sinalização vertical ou horizontal, lixo em locais irregulares, entulho nas calçadas, tampas de bueiro quebradas, entre outros.

A solução contribui para o conceito de smart cities (cidades inteligentes) e traz mais funcionalidade para a gestão pública, que consegue direcionar esforços de maneira mais assertiva, além de auxiliar para a melhoria de vida dos cidadãos. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder, destaca que o governo tem buscado novas tecnologias para implementar melhorias na infraestrutura de Santa Rosa, “Esta é uma nova ferramenta que vai nos permitir mapear 100% das ruas da nossa cidade, com dados sobre buracos, deficiências das vias, entre outros parâmetros de análise. Uma iniciativa fantástica que vai facilitar o trabalho da gestão na implementação de obras e ações para avançarmos ainda mais”.

Acoplada em um automóvel, a IA irá auxiliar na identificação de problemas em diversas áreas, além de guiar a gestão nas ações de governo que devem ser priorizadas. A empresa Mapzer foi contratada e o projeto agora está em fase de implementação no município. O serviço foi contratado por um ano. Ao todo, vão ser investidos R$ 271.560,00 de recursos próprios. Até o momento, o Centro é o local que apresenta o maior índice de incidências registradas pelo equipamento, mais de 540 (entre os 27 parâmetros observados). As imagens coletadas vão ser disponibilizadas para cada secretária correspondente, conforme a necessidade do serviços.




MAIS FOTOS



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha