Seja bem vindo
Santa Rosa,19/04/2024

  • A +
  • A -

Próximos dias devem ter chuva forte e temporais no RS


Próximos dias devem ter chuva forte e temporais no RS
Publicidade

A Sala de Situação do governo do Estado, coordenada pela Defesa Civil e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em boletim meteorológico, alerta para altos volumes de chuva e temporais no Rio Grande do Sul nos próximos dias, sobretudo na Metade Sul.

O aviso aponta que entre segunda-feira (11/9) e sexta-feira (15/9), há risco de tempo severo em grande parte das regiões. Os volumes de chuva podem variar entre 100 milímetros e 200 milímetros nas regiões Sul, Campanha, Oeste, Centro, Sudeste, Leste e Noroeste e ultrapassar 250 milímetros em alguns pontos. Além disso, o risco é alto para queda de granizo, descargas elétricas e vento forte.

Ao longo desta semana, uma área de baixa pressão atmosférica atuará sobre o Estado e vai se intensificar com o fluxo de umidade da Amazônia e com a aproximação de uma frente fria. Nestes primeiros dias do mês de setembro, os volumes de chuva ocorridos já superaram a média histórica na maior parte do Rio Grande do Sul.

A meteorologista Cátia Valente explica que a precipitação volumosa acontece em função dessa combinação de sistemas com reforço do fenômeno climático El Niño. “Nesta época do ano, é normal as chuvas começarem a ter maior frequência e intensidade por causa do fluxo de umidade que vem do norte do Brasil, trazido em altitude pelos ventos. Associado a isso, temos a influência do fenômeno El Niño e, como um fator adicional, as águas do oceano Atlântico quentes que alimentam ainda mais os sistemas meteorológicos. Tudo isso potencializa frentes frias, baixas pressões e ciclones extratropicais”, explicou.

Previsão para a semana

Entre segunda (11/9) e terça-feira (12/9), há risco de tempo severo na Metade Sul, com chuva forte e temporais. Os volumes ficam em torno de 40 milímetros/dia a 80 milímetros/dia, chegando a 100 milímetros/dia em alguns pontos da região.

Na quarta-feira (13/9), as instabilidades se espalham pela maioria das regiões, com novo risco de temporais isolados. As chuvas volumosas persistem na Metade Sul e se espalham também para a região dos Vales e Leste.

Na Metade Sul e no Centro, os acumulados variam entre 50 milímetros/dia e 80 milímetros/dia, chegando pontualmente aos 150 milímetros/dia na Campanha e no Sul. Na Metade Norte, variam entre 20 milímetros/dia e 30 milímetros/dia e pontualmente aos 50 milímetros/dia nos Vales e Leste.

Na quinta-feira (14/9), permanece a condição para chuva moderada a forte com vento, sobretudo na Metade Sul e nas regiões Vales, Noroeste, Norte, Leste e Nordeste. Ao longo do dia, os volumes acumulados devem ficar entre 20 milímetros/dia e 50 milímetros/dia nas regiões Vales, Leste e Nordeste, chegando aos 90 milímetros/dia no extremo Nordeste, nos Campos de Cima da Serra e no Litoral Norte. Além disso, não são descartados transtornos associados aos temporais isolados e aos elevados acumulados.

Na sexta-feira (15/9), o fluxo de umidade do oceano mantém as chuvas persistentes nas regiões Leste e Nordeste entre a madrugada e a manhã.

As previsões meteorológicas são constantemente atualizadas. Acompanhe nos canais oficiais do governo do Estado e da Defesa Civil.

Alertas da Defesa Civil

A população de todo o Estado pode se cadastrar para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil, que servem também como prevenção. Para isso, basta enviar, por SMS, o CEP da localidade para o número 40199. Em seguida, chegará a confirmação do cadastro. A partir daí, os avisos da Defesa Civil passarão a ser recebidos.

Também é possível realizar o cadastro via Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou por este link e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples "Oi". Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha