Seja bem vindo
Santa Rosa,23/04/2024

  • A +
  • A -

Santa Rosa conta com Ambulatório de Atenção à Saúde do Idoso


Santa Rosa conta com Ambulatório de Atenção à Saúde do Idoso
Publicidade

Promover o cuidado integral da saúde da população e oferecer um serviço diferenciado aos idosos do município, com foco no atendimento das síndromes geriátricas. Com este propósito, foi criado em Santa Rosa, o Ambulatório de Atenção à Saúde do Idoso. O projeto é coordenado pela Fundação Municipal de Saúde e funciona na UBS Cruzeiro. O objetivo é promover um atendimento humanizado e proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas idosas. 

O ambulatório conta com um especialista geriatra para o atendimento que é referenciado por 18 Unidades Básicas de Saúde do município. Entre as síndromes geriátricas existentes, o atendimento tem sido focado no tratamento de pacientes idosos com demência. Para o médico Daniel Faccin, o serviço também tem o objetivo de evitar que o idoso perca a capacidade funcional, com um olhar especializado para o caso de cada pessoa, “Desenvolvemos um trabalho onde vemos o paciente como um todo, realizando em cada consulta uma avaliação geriátrica ampla. São solicitados exames e realizados vários testes, até chegar ao diagnóstico final, com a prescrição de um tratamento adequado. Depois disso, encaminhamos o idoso de volta para a unidade de saúde, onde ele segue com o acompanhamento multiprofissional”.

A previsão é que em breve, o ambulatório possa ampliar o atendimento para outras síndromes geriátricas. A ideia é estabelecer em Santa Rosa, um serviço especializado com capacidade para atender os quase 10 mil pacientes idosos, cadastrados pelo SUS no município. Para o Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, o investimento em ações para a população idosa é muito importante, tendo em vista, o aumento da expectativa de vida da população, “De acordo com estudos, o Brasil será o sexto país no mundo com população acima de 60 anos e isso reflete também aqui na nossa cidade. Dessa forma, precisamos estar preparados para ter um olhar diferenciado para este público, pensando sempre em promover a saúde integral dos santa-rosenses”. Além do atendimento ao idoso, o serviço também disponibiliza apoio para os cuidadores, fornecendo informações sobre o cuidado diário e dicas para auxiliar na evolução do tratamento.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha